Se você está lendo este artigo, é provável que sua organização tenha interesse pelo bem-estar dos seus colaboradores e procura oferecer benefícios que sejam importantes para o processo de recrutamento e retenção.
Investir no plano de saúde corporativo dos colaboradores é um importante fator de competitividade em qualquer empresa.
Com o crescente aumento dos custos de saúde assistencial, oferecer um benefício atraente sem comprometer resultados financeiros tem sido um dos principais desafios das empresas, em especial dos departamentos de recursos humanos e pessoas. Como é natural surgirem várias dúvidas sobre esse assunto, preparamos este artigo para você conhecer um pouco sobre este benefício.
O que é Plano de Saúde Corporativo?
O plano de saúde corporativo é aquele que pode ser contratado por uma empresa para oferecer assistência médica aos colaboradores, podendo ser extensivo à sua família.
Em regra, o plano corporativo oferece mensalidades menores, mais atrativas, quando comparadas aos planos de saúde individuais.
A mensalidade do plano de saúde corporativo poderá ser custeada integralmente ou parcialmente pela empresa contratante ou até mesmo custeada integralmente pelos colaboradores que optem por aderir ao plano.
É um benefício que garante que os colaboradores e sua família tenham acesso a uma ampla gama de serviços médicos, incluindo consultas, exames e internações.
Benefícios ao Contratar um Plano de Saúde Corporativo
Além de ser uma demonstração do compromisso da empresa com o bem-estar dos colaboradores, o plano de saúde corporativo também contribui para a satisfação no trabalho, atração e a retenção de talentos. Colaboradores que se sentem cuidados e valorizados tendem a ser mais engajados e produtivos, impactando positivamente no ambiente de trabalho.
E mais:
- Segurança: Disponibilizar o benefício saúde transmite comodidade e segurança aos colaboradores e sua família;
- Redução das taxas de absenteísmo: Reduz o absenteísmo, pois permite atendimento e soluções mais rápidas de tratamento, e, consequentemente, uma volta mais rápida do colaborador ao trabalho;
- Aumento da produtividade: A produtividade no trabalho está relacionada também ao bem-estar da família e com o plano de saúde extensivo aos familiares, o colaborador estará mais tranquilo e sem preocupações;
- Aumento da atração e retenção: O plano de saúde é um benefício cujo acesso através de planos individuais tem se tornado cada vez mais restritivo. Pacotes de benefícios que contemplam planos de saúde – em especial se abrangerem dependentes também – passaram a ser alguns dos mais atrativos, responsáveis por ajudar a atrair e reter talentos.
O que o Plano de Saúde Corporativo cobre?
Os planos de saúde corporativos cobrem uma lista enorme de procedimentos médicos, tudo isto regulamentado pela ANS (Agência Nacional de Saúde), envolvendo os eventos:
- Consultas Eletivas;
- Consultas de Urgência e Emergência;
- Exames;
- Terapias (fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia etc.);
- Cirurgias;
- Pré Natal e Partos;
- Internação.
Quanto custa um plano de saúde?
Este custo é variável e dependerá de vários fatores, entre eles, a modalidade do contrato, a definição do tipo de plano, o número de vidas envolvido, a média etária destas vidas, os locais de utilização da rede credenciada.
Uma proposta personalizada deverá ser providenciada para uma avaliação da empresa.
Quais as outras vantagens de contratar plano de saúde na empresa?
Além dos benefícios ligados aos cuidados com a equipe, bem como por ser uma valiosa ferramenta para atração e retenção de bons colaboradores, a contratação do plano de saúde empresarial para integrar o pacote de benefícios da empresa traz outras vantagens.
Por se tratar de um benefício não entendido pela legislação trabalhista brasileira como de natureza salarial, o plano de saúde integra o pacote de remuneração do colaborador sem que a empresa tenha que arcar com novos encargos e tributos. Dessa forma, ao mesmo tempo em que a remuneração geral do colaborador aumenta com a inclusão no pacote de um plano cujo custo de aquisição por fora seria muito elevado, a empresa também não elevaria os custos na mesma proporção que ocorreria em comparação com aumentos salariais.
Outra vantagem da contratação do plano de saúde empresarial é que, a depender do regime de tributação da empresa, os custos ligados ao pagamento dos prêmios e mensalidades dos planos de saúde serão considerados despesas operacionais e poderão ser deduzidos da declaração de imposto de renda de pessoa jurídica. Somente não serão dedutíveis quando esses custos forem descontados dos empregados.
Como fornecer um plano de saúde corporativo aos meus colaboradores?
Dar o passo para oferecer benefícios de saúde aos seus colaboradores pela primeira vez é uma conquista emocionante da qual você deve se orgulhar.
Escolher o benefício certo para atender às necessidades dos colaboradores e ao orçamento da empresa, ajudará você no processo de recrutamento e retenção e lhe dará tranquilidade ao saber que está fazendo a coisa certa.
Se você estiver interessado em oferecer o benefício saúde aos seus colaboradores, a exseg pode lhe ajudar.
E se você já oferece o benefício saúde e deseja revisitá-lo para buscar melhores alternativas para seus colaboradores e para a empresa, pode contar também com a experiência da exseg.
Entre em contato conosco para que realizemos um estudo exclusivo para o seu negócio!